sexta-feira, 19 de abril de 2013

Parabéns Lygia!!! 90 anos de Lygia Fagundes Telles

Imagem Google
  No dia 19 de Abril de 1923, nascia na capital paulista, Lygia Fagundes Telles, a quarta filha do casal Durval de Azevedo Fagundes e Maria do Rosário Silva Jardim de Moura; Lygia é uma escritora brasileira de romances e contos, e uma grande representante do pós-modernismo (um movimento literário). É membro da Academia Paulista de Letras desde 1982, da Academia Brasileira de Letras desde 1985 e da Academia de Ciências de Lisboa desde 1987.
  Quando tinha apenas 15 anos, dois anos depois da separação de seus pais, Lygia publicou seu primeiro livro de contos, Porão e sobrado com a ajuda de seu pai, e assinou como Lygia Fagundes.
  O estilo de Lygia Fagundes Telles é caracterizado por representar o universo urbano e por explorar de forma íntima, a psicologia feminina.
Imagem Google
  Sua biografia é cheia de acontecimentos, e entre esses Lygia formou-se em Direito e Educação Física, na Universidade de São Paulo porém seu interesse maior era claramente a literatura; foi casada, perdeu sua mãe em 1953, teve um único filho, se separou, teve outro relacionamento duradouro e ficou viúva do seu companheiro. Nessa biografia não poderiam faltar suas obras, que foram vários e excelentes contos e romances, como por exemplo o seu primeiro romance Ciranda de Pedra de 1952, que foi posteriormente feito uma telenovela baseado nessa obra, também  foi apresentado um filme baseado em uma de suas obras; com tanto sucesso sendo uma reconhecida escritora,  Lygia foi premiada com muitos prêmios nacionais e internacionais durante sua carreira, dentre eles destaca-se o Prêmio Camões no dia 13 de maio de 2005, e são esses e muitos outros acontecimentos, que formam a biografia de muito sucesso de uma excelente escritora que influenciou um grande movimento literário no Brasil e no mundo.
  Lygia Fagundes Telles tornou sua arte em um ofício, e suas obra foram e continuam sendo uma grade inspiração para várias gerações.

Autor do Blog


Para saber mais sobre a vida e história desta grande artista consulte as 

Referências Bibliográficas: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário