domingo, 14 de abril de 2013

Entendendo o texto anterior: " O que é Leitura?"

  No texto postado anteriormente neste blog, as autoras do livro " Ler e compreender: os sentidos do texto"; quer passar uma ideia, concepção do que é leitura.
  Ao meu entendimento, o texto fala sobre um modo geral de todos os tipos de leitura, e nos traz mais íntimos dessa relação entre autor e leitor.
  Quando nos deparamos com algum veículo de leitura, seja quaisquer forem eles, livros, jornais, letreiros, catálogos, etc. Não lemos somente pelo fato de juntarmos as letras e sílabas, é claro que ao juntarmos uma letra ou sílaba com a outra, estamos lendo, mas não lendo totalmente, o ato de ler realmente, está no modo em que você analisa, interpreta o que está lendo. Se lemos um livro, mas no entanto não prestamos muita atenção no que se trata, apenas estamos juntando as sílabas; agora se juntarmos as letras, silabas, e também interpretarmos o que se trata, estaremos agora, lendo realmente, pois, estaremos colocando os nossos conhecimentos em prática, trazendo ao veículo do texto (livro, revista) a nossa atenção e o nosso conhecimento de mundo; a leitura, ao ser realizada com vontade, atenção e gosto, se torna muito mais agradável e proveitosa do que apenas juntar as letras.
  O texto nos mostra que, ao lermos não dependemos apenas do conhecimento do autor, dependemos também do nosso conhecimento de mundo, e críticas que podemos formular através daquela leitura, sejam elas positivas ou negativas; ao lermos trocamos, e juntamos a ideia do autor à nossa própria ideia e conhecimento.
  O objetivo do autor, ao escrever, não é apenas transmitir informações, é também possibilitar que o leitor abra sua mente para diversas outras ideias, que agregadas à leitura, feita de um modo correto, trará ao leitor um amplo e maior conhecimento do assunto, do que havia anteriormente.
  Bom, pra você ver, todo esse conhecimento e sabedoria de diversos assuntos e temas, estão ali, em um livro, esperando que você o leia, e com ele desenvolva sua mente e conhecimento; então qual o motivo para não ler, não é?
  Falta de tempo? Não, pois em qualquer lugar, onde você possa desfrutar de um bom livro, seja ele grande pequeno, você pode ler, seja em uma hora, dois minutos, dias semanas, o tempo não interfere, pois de nada adianta ler uma enciclopédia inteira se você não colocar seu conhecimento, e abrir sua mente para novas descobertas. Um livro é como um tempo assistindo um filme, uma novela, jogando; um hobby (lazer) como outro qualquer.
   Falta de interesse? Muitas das vezes, infelizmente é sim, a falta de interesse de ler, seja qual for o veículo de leitura, pois o leitor não ve prazer, gosto naquilo, e pensa em como seria melhor outras diversões e/ou atividades; mas para quem não tem muito interesse na leitura, eu dou uma pequena dica, procure livros, revistas, seja quais forem os tamanhos e temas, que tragam informações e textos que despertem o seu interesse na leitura, assim você perceberá que em pouquíssimo tempo irá realizar a leitura, sem se dar conta do tempo e as páginas. Pois se lermos um tema, assunto que não é do nosso interesse, do que adianta, será uma leitura cansativa e nada proveitosa; então a dica que eu dou é essa.
  Espero que desfrutem do blog, coloquem suas opiniões e sugestões. E quaisquer tema que eu puder ajudá-los a entender melhor, é só dizer.
  Nesse blog pretendo dar dicas de sites, livros, jogos, e outros mais que possam interessá-los de uma forma a ajuda-los a desenvolver seus pensamentos.
  Desde já agradeço pela visita, espero que voltem e desfrutem dos temas discutidos.





 


Esse vídeo foi extraído do youtube.