sábado, 13 de abril de 2013

A Razão e a Emoção

Pensar é um ato infinito; seja em quaisquer situações nunca pensamos realmente em tudo; as vezes dizemos que já pensamos em tudo o que devíamos pensar, mas se for pra pensar em realmente tudo o que envolve a situação nunca acabaríamos.
Bom, esta história de pensar cansa né? Devemos ter o equilíbrio da nossa mente; quando nos deparamos com alguma situação, ou até mesmo uma reflexão, devemos pensar com muita calma sobre o assunto, pensar em cada detalhe, pois é muito fácil nos perdermos nos nossos próprios pensamentos, nos descontrolarmos de uma forma que deixamos de pensar em mais coisas.
O que eu quero dizer sobre isso? É que quando pensarmos, não devemos considerar somente a emoção ou somente a razão, deve haver um equilíbrio sobre estes; a emoção se trata de um impulso, do espírito, da alma, em que tudo é possível e você se sente com toda a força do mundo; isso é realmente ótimo; não é? Depende, quando ignoramos a razão, deixamos a realidade de lado, e enxergamos as coisas possíveis sem levar em conta as consequências e o que possa acontecer no futuro, a razão está do nosso lado, se engana que pensa o contrário, pois é a razão que nos mostra o caminho mais recomendado que se possa seguir, muitas vezes é difícil seguir a razão, mas entenda que ela é como uma mãe, que por mais que pareça uma injustiça, sempre quer nos mostrar o que é melhor pra nós mesmos.
Para encarar a razão devemos ser frios e deixar um pouco de lado nossas emoções, que muitas vezes quando estamos de cabeça quente, nos faz fazer coisas que não faríamos em outros momentos.
É como eu disse, não devemos ignorar nenhuma das duas, tanto a emoção quanto a razão, são dois fatores que influenciam na nossa vida em todos os momentos, então é claro que deve haver o total equilíbrio entre ambos.

Nesse blog eu pretendo colocar os créditos, sejam de livros, sites, autores, entre outros.
Esse texto é de minha autoria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário