domingo, 14 de abril de 2013

O que é leitura?

   O texto é um lugar de interação de sujeitos sociais, os quais, dialogicamente, nele se constituem e são constituídos; e que, por meio de ações linguísticas e sociocognitivas, constroem objetos de discurso e proposta de sentido, ao operarem escolhas significativas entre as múltiplas formas de organização textual e as diversas possibilidades de seleção lexical que a língua lhes põe à disposição. A essa concepção subjaz, necessariamente, a ideia de que há, em todo e qualquer texto, uma  gama de implícitos, dos mais variados tipos, somente detectáveis pela mobilização do contexto sociocognitivo no interior do qual se movem os atores sociais.
   Em decorrência, postula-se que a leitura de um texto exige muito mais que o simples conhecimento linguístico compartilhado pelos interlocutores: o leitor é, necessariamente, levado a mobilizar uma série de estratégias tanto e ordem linguística como de ordem cognitivo-discursiva, com o fim de levantar hipóteses, validar ou não as hipóteses formuladas, preencher as lacunas que o texto apresenta, enfim, participar, de forma ativa, da construção do sentido. Nesse processo, autor e leitor devem ser vistos como ' estrategistas' na interação pela linguagem.

   Existem diversas estratégias que os leitores têm à sua disposição para, no momento da leitura, tomando como ponto de partida as pistas que o texto lhes oferece, construir para ele um sentido que seja compatível com a proposta apresentada pelo seu produtor.






Texto retirado da introdução do livro: "Ler e Compreender: os sentidos do texto" de Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias/    Editora Contexto

Recomendo esse livro a todos os interessados em questões de compreensão de leitura, ensino e funcionamento da linguagem de modo geral. E assim incentivar a prática e o gosto da leitura .



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