domingo, 21 de abril de 2013

O Sono

Imagem Google

O sono não é simplesmente, dormir e acordar, entre esses dois verbos, encontraram-se diversos mistérios e teorias que cercam esse tema. Podemos dizer que o sono é um período de descanso para o corpo e para a mente, e geralmente dormimos entre sete e oito horas por dia. Friedman (1795-1827) definiu sono como "sendo o desencadear deliberado de uma alteração ou redução do estado consciente, que dura muitíssimo, em média 8 horas (…) tendo início sensivelmente à mesma hora, em cada período de 24 horas, e (…) resultando, geralmente, em sensação de energia física, psíquica e intelectual restabelecida”. Existem várias definições do sono apresentadas por diferentes autores, e, no geral, complementam-se umas às outras. Durante o sono existem alguns ciclos, que são tipos de sono, cada ciclo tem cerca de 90 minutos; e durante todo um sono normal, ocorre entre quatro a cinco ciclos; com tendência a diminuir no avançar da idade.
 Estes ciclos são compostos por estágios, que são distribuídos em dois tipos de sono fisiologicamente distintos (fisiologia: ciência que estuda o funcionamento do organismo vivo).  
O primeiro tipo é o sono NREM (Non Rapid Eye Movement ou "Movimento Não Rápido dos Olhos"); O sono NREM (ou não-REM) ocupa a maior parte do sono cerca de 75% do tempo, e divide-se em quatro períodos distintos conhecidos como estágios 1, 2, 3 e 4, esses estágios geralmente seguem uma ordem de maior ou menor sonolência, fazem algumas repetições durante o sono até que o sono se torna muito profundo, e então entra para o outro tipo que é o sono REM (Rapid Eye Movement ou "Movimento Rápido dos Olhos") conforme o sono vai progredindo, os estágios 3 e 4 começam a encurtar e o período REM começa a surgir e aumentar, essa fase do sono representa entre 20 a 25% do tempo total do sono e surge em intervalos de 60 e 90 minutos, pesquisas apontam que é a fase mais importante do sono, todas essas fases exercem importância para o sono, mas o REM é o período essencial para o bem-estar físico e psicológico de quem esta dormindo, pesquisas apontam que é durante o REM que os sonhos ocorrem com maior frequência e intensidade, e é denominado por diversos estudiosos como o sono paradoxal ( paradoxo: opinião contrária a comum), ou seja onde os sonho geralmente não fazem sentido e contradizem a realidade.
Imagem Google
No sono também existem alguns distúrbios, como o ronco, a insônia, entre outros, e também o sono apresenta alguns fatores ambientais, como por exemplo, o fato de ser um comportamento biológico que se determina em um lugar e em uma determinada hora entre as 24 do dia; também podemos observar outros fatores externos que influenciam o sono, como a luz do ambiente, ruídos, temperatura, etc. O sono envolve muita teoria e mistérios, vemos que o sono, sonho, pesadelos, são assuntos  polêmicos que se tem estudo.
Para estudar o significado dos sonhos, vários estudiosos nos levam a diversas conclusões, na abordagem psicológica os sonhos são cargas emocionais armazenadas no inconsciente, que projetam imagens e sons, e de acordo com Freud, como sabemos que os objetos nos sonhos são derivados de cargas emocionais, podemos através deles chegar a raiz, ou seja, as emoções que geraram essa imagem ou som. Sendo estudados corretamente pode-se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do 
indivíduo.




Esse texto é um pequeno resumo sobre o que é o sono, mas para aprofundar o seu conhecimento sobre esse assunto tão fascinante e complexo, que é o sono e os sonhos, eu recomendo que procure em livros, sites,entre outros e com essa pequena introdução apresentada aqui no blog, inicie seu estudo/pesquisa e entenda melhor e mais aprofundadamente. 



Essas são algumas indicações e referências bibliográficas, que irão te ajudar:


Conheça o instituto do sono:

Nenhum comentário:

Postar um comentário