O Sol aquece nosso planeta todos os dias, fornecendo a luz que nos possibilita enxergar e que é absolutamente necessária para a existência de vida na Terra. Neste artigo, aprenderemos sobre o mundo fascinante da nossa estrela mais próxima, veremos quais são as partes do Sol, a forma surpreendente como produz luz e calor e suas principais características.
Pelo fato de vermos o Sol todos os dias, a tendência é achá-lo comum e não lhe darmos o devido valor. Mas se pensarmos bem, surgem várias dúvidas:
- Se o Sol está no vácuo do espaço, como ele queima?
- O que impede que todo aquele gás vaze para o espaço?
- Qual é o tamanho do Sol?
- Por que acontecem explosões solares?
- Quando ele vai deixar de queimar?
- O Sol é como as outras estrelas?
O Sol é uma estrela, como todas as outras que vemos no céu à noite. A diferença é a distância. As outras estão a anos-luz de distância, ao passo que o Sol está apenas a 8 minutos-luz de distância (milhares de vezes mais próximo).
Oficialmente, o Sol é classificado como uma estrela do tipo G2 com base na sua temperatura e nos comprimentos de onda,ou espectro de luz que emite. Ele é uma estrela "média", é apenas uma entre bilhões que orbitam o centro da nossa galáxia.
O Sol está "queimando" há mais de e 4,5 bilhões de anos, deve continuar por mais alguns bilhões. É composto de uma grande quantidade de gás, principalmente hidrogênio e hélio. Por ser tão grande, sua gravidade é imensa, o suficiente para a força gravitacional segurar todo aquele hidrogênio e hélio (e para manter todos os planetas nas órbitas à sua volta).
O Sol não "queima" como um pedaço de madeira queimaria. Na verdade, ele é um reator gigante.
Texto extraído do link: http://ciencia.hsw.uol.com.br/sol.htm
Nesse site também se encontra diversos outros assuntos interessantes que podem te ajudar no que está procurando:
O link também está nos sites sugeridos no início do blog.
Para saber um pouco mais sobre o sol:
http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/portug/sun.htm#intro
Para saber um pouco mais sobre o sol:
http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/portug/sun.htm#intro
Nenhum comentário:
Postar um comentário