segunda-feira, 22 de abril de 2013

22 de Abril: Descobrimento do Brasil.



Imagem Google
 Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela  Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha. 

Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas. 

Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.

Recomendação e Referências Bibliográficas
Ótimos links para pesquisas e estudos sobre a história do Brasil
Texto extraído do site:



domingo, 21 de abril de 2013

Imagens "A Origem"










Imagens Google

Indicação de Filme: "A Origem"


Sinopse
Imagem Google

No filme é possível as pessoas terem a habilidade de entrar na mente humana das outras; o protagonista Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono, ele também é fugitivo por ser acusado de matar sua mulher Mal (Marion Cotillard), e para se livrar da acusação e poder voltar pra casa rever seus filhos, Cobb aceita uma ousada missão, Saito (Ken Watanabe) um empresário japonês propõe a missão de entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e quando estiver dentro de seus sonhos plantar em Richard, direto no seu subconsciente, a ideia de desmembrar-se desse império.
Para ajuda-lo nesta missão, ele conta com o seu parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), uma inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar perfeitamente no mundo dos sonhos.

Um pouco mais


Imagem Google
No filme " A Origem", a temática principal abordada no filme é o sonho e seus mistérios; dentro desse contexto, o filme ressalta sobre os mistérios e fatos sobre os sonhos e o subconsciente da mente humana, levam ao filme, algumas curiosidades sobre o assunto e falam sobre estágios e tipos de sonhos, e até sobre sonhos dentro de outros sonhos.
Levando em conta as verdades e ficções tratadas no filme, nos levam a pensar e nos aprofundar nesses assuntos.

Para conhecer os detalhes, créditos, elenco, fotos, bastidores, e muito mais sobre "A Origem", pesquise e assista ao filme. Aqui estão algumas indicações e Referências Bibliográficas:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-143692/
http://www.filmesdecinema.com.br/trailer-a-origem-224/

Trailer do Filme:



Imagens sonolentas... zzzzz
















Imagens Google



O Sono

Imagem Google

O sono não é simplesmente, dormir e acordar, entre esses dois verbos, encontraram-se diversos mistérios e teorias que cercam esse tema. Podemos dizer que o sono é um período de descanso para o corpo e para a mente, e geralmente dormimos entre sete e oito horas por dia. Friedman (1795-1827) definiu sono como "sendo o desencadear deliberado de uma alteração ou redução do estado consciente, que dura muitíssimo, em média 8 horas (…) tendo início sensivelmente à mesma hora, em cada período de 24 horas, e (…) resultando, geralmente, em sensação de energia física, psíquica e intelectual restabelecida”. Existem várias definições do sono apresentadas por diferentes autores, e, no geral, complementam-se umas às outras. Durante o sono existem alguns ciclos, que são tipos de sono, cada ciclo tem cerca de 90 minutos; e durante todo um sono normal, ocorre entre quatro a cinco ciclos; com tendência a diminuir no avançar da idade.
 Estes ciclos são compostos por estágios, que são distribuídos em dois tipos de sono fisiologicamente distintos (fisiologia: ciência que estuda o funcionamento do organismo vivo).  
O primeiro tipo é o sono NREM (Non Rapid Eye Movement ou "Movimento Não Rápido dos Olhos"); O sono NREM (ou não-REM) ocupa a maior parte do sono cerca de 75% do tempo, e divide-se em quatro períodos distintos conhecidos como estágios 1, 2, 3 e 4, esses estágios geralmente seguem uma ordem de maior ou menor sonolência, fazem algumas repetições durante o sono até que o sono se torna muito profundo, e então entra para o outro tipo que é o sono REM (Rapid Eye Movement ou "Movimento Rápido dos Olhos") conforme o sono vai progredindo, os estágios 3 e 4 começam a encurtar e o período REM começa a surgir e aumentar, essa fase do sono representa entre 20 a 25% do tempo total do sono e surge em intervalos de 60 e 90 minutos, pesquisas apontam que é a fase mais importante do sono, todas essas fases exercem importância para o sono, mas o REM é o período essencial para o bem-estar físico e psicológico de quem esta dormindo, pesquisas apontam que é durante o REM que os sonhos ocorrem com maior frequência e intensidade, e é denominado por diversos estudiosos como o sono paradoxal ( paradoxo: opinião contrária a comum), ou seja onde os sonho geralmente não fazem sentido e contradizem a realidade.
Imagem Google
No sono também existem alguns distúrbios, como o ronco, a insônia, entre outros, e também o sono apresenta alguns fatores ambientais, como por exemplo, o fato de ser um comportamento biológico que se determina em um lugar e em uma determinada hora entre as 24 do dia; também podemos observar outros fatores externos que influenciam o sono, como a luz do ambiente, ruídos, temperatura, etc. O sono envolve muita teoria e mistérios, vemos que o sono, sonho, pesadelos, são assuntos  polêmicos que se tem estudo.
Para estudar o significado dos sonhos, vários estudiosos nos levam a diversas conclusões, na abordagem psicológica os sonhos são cargas emocionais armazenadas no inconsciente, que projetam imagens e sons, e de acordo com Freud, como sabemos que os objetos nos sonhos são derivados de cargas emocionais, podemos através deles chegar a raiz, ou seja, as emoções que geraram essa imagem ou som. Sendo estudados corretamente pode-se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do 
indivíduo.




Esse texto é um pequeno resumo sobre o que é o sono, mas para aprofundar o seu conhecimento sobre esse assunto tão fascinante e complexo, que é o sono e os sonhos, eu recomendo que procure em livros, sites,entre outros e com essa pequena introdução apresentada aqui no blog, inicie seu estudo/pesquisa e entenda melhor e mais aprofundadamente. 



Essas são algumas indicações e referências bibliográficas, que irão te ajudar:


Conheça o instituto do sono:

sábado, 20 de abril de 2013